domingo, 27 de setembro de 2009

"Esta Fortuna Crítica reúne entrevistas, reportagens, estudos, ensaios, resenhas e críticas sobre a obra de Charles Kiefer."

Um comentário:

  1. Colaborando com o Charles, posto parte da fortuna crítica acadêmica sobre sua obra:

    MOMBACH, Clarissa. A representação da cultura brasileira teuto-gaúcha na literatura sul-rio-grandense contemporânea. 2008, 128 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) – Programa de pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2008.

    ROSING, Tania M. K. O outro lado da história. In: CHARLES KIEFER. Porto Alegre : IEL, 1990.

    SILVA, Salma Divina da. Do corpo do texto ao texto do corpo: a pertinência e a atualidade do mito de Pigmalião. 2006. 110 f. Tese (Doutorado em Teoria Literária) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília. Brasília, 2006.

    STOLL, Luria Cristine. Mito fáustico e puritanismo religioso em Valsa para Bruno Stein, de Charles Kiefer. 2001, 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Programa de pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. 2001.

    Mas de todas, a melhor análise da obra do Charles ainda é a feita por Wolnyr Santos (SANTOS, Wolnyr. Em torno do conto. In: KIEFER, Charles. Contos Escolares. 3. Ed., Porto Alegre : WS Editor, 2003).

    Luis Augusto Fischer, situa a obra no Charles dentro da literatura gaúcha em algumas passagens do seu "Literatura Gaúcha" (FISCHER, Luis Augusto. Literatura Gaúcha. Porto Alegre : Leitura XXI, 2004).

    Há também, de 2007, o Trabalho de Conclusão de Curso de TERESA BEATRIZ AZAMBUYA CIBOTARI (UNISINOS), “O PAPEL DAS OFICINAS LITERÁRIAS NA FORMAÇÃO DE AUTORES CONTEMPORÂNEOS”, tendo analisado no item 4.2 do capítulo quarto, a “OFICINA LITERÁRIA DO ESCRITOR CHARLES KIEFER”.

    ResponderExcluir